A importância de Alexander Rodchenko para o mundo

Simplesmente, um cara que estava a frente de seu tempo. Aleksandr Mikhailovich Rodchenko nasceu em 1891, em São Petersburgo, na Rússia.

Ele é mundialmente conhecido por seus trabalhos com o design gráfico, fotografia, esculturas, artes plásticas e principalmente por ser um dos fundadores do Construtivismo Russo. Pode-se dizer que  Rodchenko é uma das principais figuras no cenário vanguardista artístico soviético.

Influenciado pelo Suprematismo, foi um aluno muito dedicado da Escola de Arte de Kazan. Com a revolução Bolchevique, em 1917, sua veia revolucionária pulsou ainda mais forte para se dedicar a uma nova era.

Atuando de forma multidisciplinar, ele também trabalhou na área publicitária e comercial. Seu trabalho tornou-se referência por ser um artista revolucionário, que trouxe novidades gráficas ainda não exploradas.

“Tínhamos visões de um novo mundo, indústria, tecnologia e ciência. Nós simultaneamente inventamos e mudamos o mundo ao nosso redor. Criamos novas noções de beleza e redefinimos a própria arte ”. Relata Alexander Rodchenko

 

As novas perspectivas sociais e políticas em curso na Rússia, o influenciaram na hora de desenvolver seus projetos, trazendo novas reformulações estéticas e o experimento de cores, contrastes, inclinações e formas. 

 

Conheça alguns dos seus trabalhos mais marcantes: 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

Vale muito a pena conhecer seu trabalho com a fotografia, que também é um tanto revolucionário. Sem Rodchenko, muito do que conhecemos sobre design gráfico não seria dessa forma, o que evidencia a importante figura que é este artista. Imaginar que seus trabalhos de mais de 100 anos atrás, ainda hoje em 2020, parecem ser obras muito atuais. Ele firmou seu pé até no mundo mais pop, influenciando capas de discos e artistas que bebem muito de seu legado. 

 

“É preciso tirar várias fotos diferentes de um objeto, de diferentes pontos de vista e em diferentes situações, como se alguém o examinasse em círculo, em vez de olhar pelo mesmo buraco da fechadura repetidamente”. Alexander Rodchenko.

 

 

Saiba mais sobre Rodchenko nos links abaixo:

http://tipografos.net/designers/rodschenko.html

https://www.jornale.com.br/post/2017/10/21/alexander-rodchenko-e-o-dever-da-experimenta